O DIREITO A SER NAS ESCOLAS
A Direção-Geral da Educação promoveu a AFCD "Direito a SER nas Escolas: Orientações para a prevenção da violência e não discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, em contexto escolar" – 1.ª edição, dias 10 e 17 de abril 2024.
Participaram nesta formação, docentes da educação pré escolar, ensino básico, ensino secundário e ainda docentes da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva EMAEI) de todo o país.
Foi moderadora das sessões a Professora Isabel Marques Lopes (DGE) e dinamizadores Marta Silva; Elsa Faria e João Pereira da equipa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Direção-Geral da Educação publicaram nos seus sites o guia "O Direito a Ser nas Escolas", orientações destinadas a pessoal docente e não docente com vista a uma Escola mais inclusiva.
Esta ação de Formação irá decorrer com outras turmas pois o número de interessados superou as expetativas da organização.
Foram duas sessões muito esclarecedoras e ricas em partilhas, experiências e formas corretas de agir e intervir dentro da lei.
Fica o link para a inscrição dos interessados e ainda o Guia editado pela CIG.
Professora Anabela Pereira