Apresentação do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE)
Decorreu no Auditório Dr, Lopo de Carvalho na sede da ULS da Guarda, a apresentação do Programa Nacional de saúde Escolar.
A equipa responsável por este Programa deu a conhecer as linhas orientadoras do mesmo e apresentou os Enfermeiros Coordenadores das Equipas de Saúde Escolar que irão apoiar os Agrupamentos de Escolas do Distrito da Guarda.
Estiveram presentes os Coordenadores das equipas do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), os Coordenadores das equipas EMAI e alguns Diretores dos Agrupamentos de Escolas do distrito da Guarda.
u também lugar ao debate e troca de experiências entre as equipas PAPES dos Agrupamentos de Escolas.
Prof.ª Anabela Marques Pereira
O Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) tem como finalidades:
- Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa;
- Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais;
- Promover um ambiente escolar seguro e saudável;
- Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis;
- Contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.
As estratégias do PNSE inscrevem-se na área da melhoria da saúde das crianças e dos jovens e da restante comunidade educativa.
A escola, constituindo-se como um espaço seguro e saudável, facilita a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente.
O PNSE é o referencial técnico-normativo do sistema de saúde para a área da saúde escolar, baseado nas prioridades nacionais e nos problemas de saúde mais prevalecentes na população infantil e juvenil.
Eixos Estratégicos e áreas de intervenção
•Eixo 1. Capacitação • Áreas de Intervenção: saúde mental e competências socioemocionais, educação para os afetos e a sexualidade, alimentação saudável e atividade física, higiene corporal e saúde oral, hábitos de sono e repouso, educação postural, prevenção do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, bem como de comportamentos aditivos sem substância.
•Eixo 2. Ambiente escolar e saúde •Áreas de Intervenção: desenvolvimento sustentável, ambiente escolar seguro e saudável, avaliação dos riscos ambientais para a saúde, prevenção dos acidentes e primeiros socorros.
•Eixo 3. Condições de saúde •Áreas de Intervenção: saúde de crianças e jovens, necessidades de saúde especiais, saúde de docentes e não docentes.
•Eixo 4. Qualidade e inovação •Eixo 5. Formação e investigação em Saúde Escolar
•Eixo 6. Parcerias