APRESENTAÇÃO DO LIVRO - O MEU (CON)VIVER COM O CANCRO

03-10-2023

No dia 3 de outubro de 2023, decorreu a primeira atividade do projeto (CON)VIVER+ inserido no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES) do Agrupamento de Escolas da Sé.

Assim, pelas 18:00h a Prof.ª Conceição Gil, elemento do PAPES, apresentou na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço o livro " O meu (con)viver com o CANCRO" de sua autoria, escrito durante a fase de tratamentos e recuperação.

Durante a sessão a Professora Conceição Gil resumiu o seu livro em 3 palavras: "Gratidão, Solidariedde e esperança. Gratidão para com todas as pessoas que estão presentes; gratidão para com as pessoas que apoiaram a edição deste livro; gratidão para com o NRC -  Liga Portuguesa Contra o Cancro; gratidão para com a equipa do IPO de Coimbra que cuidou de mim; gratidão para com as pessoas que estão na mesa, Drª Piedade e Drª Natália que fizeram imensos quilómetros, de Coimbra até à Guarda, para estarem presentes neste momento; gratidão para com a Drª Olga responsável pelo movimento Vencer e Viver da Guarda por abraçar e incentivar a concretização este projeto; gratidão para com as minhas amigas pelo apoio que me deram; gratidão para com a minha família, em especial o meu marido, sem eles não tinha conseguido vencer esta luta. Solidariedade – tenho a certeza, que as receitas deste livro vão ajudar muitos doentes oncológicos. Esperança - gostaria que este livro transmitisse uma mensagem de esperança a todas as pessoas que têm um diagnóstico de Cancro."

Quer a capa quer a contracapa do livro estão repletas de simbolismos. O separador de páginas do livro foi idealizado pela Prof.ª Conceição Gil e contém duas mensagens muito especiais. Cito a autora: "Aproveitando a primeira frase que é do Papa Francisco onde afirma que todos somos empreendedores de sonhos, eu vou contar um segredo, não é só a Drª Piedade que conta segredos, este livro é a concretização de um dos meus sonhos. A segunda frase do separador é dedicada a todos os Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro."

E para terminar diz a autora: "Uma vez que este livro está inserido no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde, mais conhecido por PAPES, gostaria de recordar um aluno que deixou uma marca no meu coração o Francisco, que nos deixou em julho passado, um ser humano excecional, mas não conseguiu vencer esta luta. Esta recordação é uma homenagem a todos os Franciscos e Franciscas que passaram pelas nossas escolas e pelas nossas vidas."

A sessão terminou com uma canção que a D. Lucília Matos dedicou e cantou com emoção para a sua amiga, companheira de "luta" e conterrânea Prof.ª Conceição Gil.

Para além da família e amigos da Prof.ª Conceição Gil, estiveram presentes docentes dos Agrupamentos de Escolas da Sé - Guarda; Celorico da Beira e Afonso de Albuquerque - Guarda; antigos e atuais alunos; vários residentes da aldeia de Videmonte e voluntárias do Movimento Vencer e Viver da Guarda.

Fica o registo de uma atividade repleta de emoções, na galeria de imagens e através deste link

  Professores:  Anabela Pereira; Carlota Araújo; Conceição Gil; Dolores Carreira e Henrique Costa


Foram muitos os comentários de solidariedade, amizade e esperança num futuro melhor que a Prof.ª Conceição Gil recebeu através do Facebook. Queremos destacar o comentário feito pela Prof.ª Fernanda Pena, o qual resume todos as mensagens de apreço recebidas, emoções e gestos de carinho que se verificaram no dia 3 de outubro.

A vida á uma verdadeira escola que dá sabedoria ao comum dos mortais e a cultura popular é um exemplo  dessa sabedoria. A Dona Lucília transmite nos seus versos e partilha connosco o que a vida lhe dá. É com muito gosto que partilhamos os versos cantados, pela Dona lucília, no final da sessão e dedicados à amiga Sra. Prof.ª Conceição. 

Tenho uma viagem marcada

Não sei quando embarcarei

Do que tenho nada levo

Só lá encontro o que dei

Mãezinha não chores

Chorar é o triste fadário

Todos temos uma cruz

Como Jesus, para levar ao calvário

Há quem tenha a cruz de ouro

Não foi Deus que lha ofereceu

Leva por mim e por ti

Pelo sofrimento que a vida nos deu

Não podemos estar bem

Com a doença que temos

Mas com ajuda de Deus

Com coragem venceremos

Ó Senhores que me escutais

Vos peço do coração

Grande salva de palmas

Para a Srª profª Conceição

Somos as duas de Videmonte

Ó linda serra da neve

Nossa cidade é a Guarda

Cidade muito alegre.

Eu sinto uma grande alegria

Com ela tenho presunção

Neste grande convívio

Dentro do meu coração

Nela está uma senhora

Linda como as flores

É tão meiga e boazinha

Nem calculam os senhores

Mas não fiquem chateados

Lhe digo do coração

A senhora que cá está

É a Sra. Profª Conceição                                                 

                                                                                                     Lucília Matos